domingo, 6 de junho de 2010

Física: eletrostática - considerações gerais

Eletrostática ou electrostática (do grego elektron + statikos, estacionário) é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados.

O estudo científico da eletrostática é dividido em três partes: atrito, contato e indução. O fenômeno eletrostático mais antigo conhecido é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves.

dois tipos de carga elétrica, a positiva e a negativa, e ambas exercem força uma sobre a outra. Se as cargas estiverem em repouso, a força é chamada de força eletrostática. As cargas de mesma polaridade se repelem (uma carga positiva repele outra carga positiva e uma carga negativa repele outra carga negativa) e as cargas com polaridades invertidas se atraem (uma carga positiva atrai uma carga negativa).

Segundo o princípio da conservação da carga elétrica, num sistema eletricamente isolado é constante a soma algébrica das cargas elétricas. Já segundo o princípio da atração e repulsão de cargas, cargas de mesmos sinais se repelem e cargas de sinais opostos se atraem.

Indução Eletrostática

A indução eletrostática é o processo de carregar eletricamente um objeto colocando-o no campo elétrico de outro objeto carregado, às vezes também é chamada de indução elétrica.

O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repelem as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas. A distribuição de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do indutor.

Enfim, eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as cargas eleétricas em repouso e as interações atrativas ou repulsivas que ocorrem entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário