quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Enem: abre portas para o Prouni e Fies 2011

Com a nota do Enem, além de concorrer a vagas em universidades federais e outras instituições de ensino, é possível se candidatar a uma das bolsas do Prouni 2011 e financiamento estudandil do Fies 2011.

Prouni/2011

As inscrições para o Prouni 2011 - Programa Universidade para Todos, poderão ser realizadas acessando o link http://prouniportal.mec.gov.br e terá o seguinte cronograma:

1ª Etapa - As inscrições estarão abertas de 21 a 25 de janeiro de 2011 com duas chamadas subseqüentes.

2ª Etapa - As inscrições estarão abertas de 21 a 24 de fevereiro de 2011 com duas chamadas subseqüentes.

O programa (Prouni) oferece bolsa integral, para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e bolsa parcial, de 50%, a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. Os estudantes devem usar a nota do Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio para se inscrever.

Os requisitos para obtenção de bolsas do Prouni 2011 são a participação no Enem de 2010 com obtenção de nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. O estudante não pode ter zerado na redação.

Fies/2011

Estudantes interessados em se inscreverem no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) poderão realizar suas inscrições a partir do dia 31 deste mês, acessando o link http://portal.mec.gov.br/avisofies/sisfies_aluno.html.

Uma boa novidade é que o novo formato do Fies permite aos estudantes de baixa renda financiar os estudos a qualquer momento durante o semestre letivo.

Outra notícia importante é que alunos de baixa renda ou de cursos de licenciatura não precisarão mais de um fiador.

No ato da inscrição o estudante deve optar pela nova modalidade (Fgeduc) no momento da inscrição e deve, também, verificar se a instituição na qual pretende ingressar também aderiu ao projeto.

Poderão deixar de apresentar fiadores, os estudantes matriculados em cursos de licenciatura, estudantes que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita e bolsistas parciais do ProUni que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.

Com as novas regras do Fies, há possibilidade de ampliação do prazo de quitação. Quem aderiu ao Fies antes do dia 14 de janeiro de 2010 pode pedir revisão do prazo total de quitação para até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de 12 meses. Houve também uma melhora na taxa de juros que será de 3,4% ao ano no novo modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário