segunda-feira, 28 de maio de 2012

Educação: Enem 2012.

Os interessados para prestarem o Enem 2012 devem estar atentos, pois as inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira (28/05/2012) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15/06/2012 no site do Enem.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela poderá ser paga via boleto até 20 de junho.

Os alunos que vão concluir o ensino médio em 2012 em escola pública podem solicitar a isenção do pagamento da taxa, se declarando membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A nota do Enem poderá ser utilizada para o ingresso em universidades públicas, entre outros.

Para realização da inscrição para o Enem 2012, o candidato deve fornecer o número de CPF e o seu número do documento de identidade.

As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 03 e 04 de novembro do corrente ano. Serão aplicadas provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escola e uma redação. As provas objetivas tratarão de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ‘Ciências humanas e suas tecnologias’, ‘ Ciências da natureza e suas tecnologias’, ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação’, e ‘Matemática e suas tecnologia’.

O horário de início das provas será às 13h. No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.

Os gabaritos das provas objetivas poderão ser consultados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 07/11/2012. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28/12/2012 no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Este ano a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato, correspondendo à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância a redação passará por um terceiro corretor, cabendo ainda pedido de vistas pelo candidato, caso ainda haja discrepância.

Os interessados maiores de 18 anos podem utilizar o Enem, para pleitear a certificação no ensino médio, mediante opção no ato da inscrição, indicando uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para obter a certificação é necessário alcançar uma nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário