domingo, 25 de abril de 2010

Cinemática: breves considerações

1 – Introdução à Cinemática

A Cinemática é o estudo dos movimentos sem a preocupação com as suas causas. Ela pode ser considerada como o passo inicial da física.

A Cinemática encontra-se dividia em movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento de queda livre e movimento circular uniforme. É importante relembrar como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração.

Ao estudar a cinemática procuramos em especial, observar quatro coisas:

- Deslocamento de uma partícula
- Tempo levado para ocorrer um deslocamento
- Velocidade média ou instantânea de uma partícula
- Aceleração de uma partícula

Este tipo de movimento se define por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, em outras
palavras a velocidade é constante.

CARACTERÍSTICAS

a) A velocidade é constante e diferente de zero (V 0);
b) A velocidade média equivale à velocidade instantânea;
c) A aceleração é nula (a = 0).

O movimento é chamado retilíneo uniformemente variado (MRUV) quando a trajetória é uma reta e a velocidade varia linearmente com o tempo, isto é, a aceleração é constante.

Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha). Os corpos são atraídos pala Terra porque em torno dela há uma região chamada campo gravitacional exercendo atração sobre eles.

1.4 - Movimento Circular Uniforme (MCU)

O movimento circular uniforme (MCU) é o movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. A velocidade escalar permanece constante durante todo o trajeto e a velocidade vetorial apresenta módulo constante, no entanto sua direção é variável.

2 - Conclusão

Na cinemática, o objetivo é descrever como se processam os movimentos, isto é, estabelecer as posições que os corpos ocupam ao longo do tempo e as respectivas velocidades, independentemente das causas desses movimentos. Em outros termos, na cinemática procura-se estabelecer as formas geométricas das trajetórias dos corpos no espaço, se são retas ou curvas, e os intervalos de tempo levados para percorrer todos os segmentos dessas trajetórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário