sexta-feira, 21 de junho de 2013

Movimentos Sociais no Brasil.

Muitas críticas estão sendo proferidas quanto às manifestações ocorridas, principalmente nas Metrópoles do nosso país. Antes da discussão sobre erros e acertos; culpados ou inocentes; que sirva de REFLEXÃO sobre a nossa capacidade ou colaboração para a real possibilidade do exercício dos nossos direitos e obrigações com liberdade e consciência. Os nossos representantes (políticos) possuem um papel de suma importância para a efetiva CIDADANIA, portanto, devemos verificar se em suas ações, entre outras, estão inseridas o exercício da transparência, da harmonia e da fiscalização.

Os movimentos são legítimos e importantes para o surgimento de novos paradigmas. Muitas vezes atitudes extremas e sacrifícios são necessários para sacudir uma sociedade para o limiar de um novo tempo, demonstrando aos conhecidos “representantes” que precisam PRINCIPALMENTE defender os interesses sociais ou então renunciarem às responsabilidades que juraram defender.

Existe uma relação de reciprocidade entre os termos CIVISMO e CIDADANIA, os quais estão intimamente ligados ao conhecimento do indivíduo na sociedade da qual faz parte.

A conquista efetiva do CIVISMO e CIDADANIA depende sempre da oportunidade do acesso à educação de qualidade, a qual jamais poderia estar sendo confundida como um acesso mais simples ao saber.

É necessário que seja eliminando inclusive o EGOÍSMO de certos grupos ou de pessoas, as quais tentam demonstrar proximidade com o povo, mas na verdade, o interesse maior é o para si próprio e/ou para uma minoria, cerceando a ascensão de outros, principalmente das classes mais necessitadas.

É importante que as pessoas reencontrem ou descubram a importância de reconhecer na liberdade, o caminho do “ir e vir”, que é o caminho mais seguro para a paz e a concretização de uma vida social, eliminando-se assim, as exclusões impostas muitas vezes por políticos que acreditam estarem colocados em pedestais de onde poderão ditar regras que não possam ser contestadas e beneficiam somente a si próprio e a sua escolhida minoria.

O saber é o maior instrumento que a pessoa carrega durante sua existência; uma aquisição valiosa que jamais poderá ser retirada e possibilita estar em condição de igualdade não importando a classe social, portanto, devemos lutar para o acesso indiscriminado deste potencial, valorizando os que já o conquistaram para que sirvam de exemplo para os demais.

Já esteve inserida no nosso currículo escolar a disciplina “Educação Moral e Cívica”, voltada para questões relativas à sociedade, como a preocupação em demonstrar os benefícios do patriotismo, do aprimoramento do caráter, do exercício da solidariedade, da moral, do bem comum e da dedicação à família, demonstrando os prejuízos que os vicios provocam na vida de cada um e na sociedade em geral.

De forma equivocada a disciplina foi extinta do currículo escolar, quando muitos críticos passaram a vê-la como uma forma de adestramento as pessoas, quando na verdade, o objetivo principal era do estímulo à reflexão do pensamento em benefício aos valores éticos e morais. Essa disciplina foi uma importante parceira da família para a formação e informação, as quais nascem no seio da família e vão sendo lapidadas ao longo de nossas vidas.


SOCIAL MOVEMENTS IN BRAZIL.


Many critics are being uttered with relationship to the happened manifestations, mainly in the Metropolises of our country. Before the discussion on mistakes and successes; criminals or innocent; that serves as REFLECTION on our capacity or collaboration for to real possibility of the exercise of our rights and obligations with freedom and conscience. Our representatives (political) they possess a paper of highest importance for the effective CITIZENSHIP, therefore, we should be verified in your actions, among other, they are inserted the exercise of the transparency, of the harmony and of the fiscalization.

The movements are legitimate and important for the appearance of new paradigms. A lot of times extreme attitudes and sacrifices are necessary to shake a society for the threshold of a new time, demonstrating the acquaintances " representatives " that need MAINLY to defend the social interests or then they give up the responsibilities that swore to defend.

A reciprocity relationship exists between the terms CIVISM and CITIZENSHIP, which are intimately linked to the individual's knowledge in the society of the which is part.

The effective conquest of the CIVISM and CITIZENSHIP always depends on the opportunity of the access to the quality education, which could never be being confused as a simpler access to the knowledge.

It is necessary that is eliminating the SELFISHNESS of certain groups besides or of people, which try to demonstrate proximity with the people, but actually, the larger interest is it for itself own or for a minority, reducing the ascension of other, mainly of the neediest classes.

It is important that the people find again or discover the importance of recognizing in the freedom, the road of the "to go and to come", that it is the safest road for the peace and the materialization of a social life, being eliminated like this, the exclusions imposed a lot of times by politicians that believe they be placed in pedestals from where they can dictate rules that cannot be objecteded and they only benefit itself own and your chosen minority.

The knowledge is the largest instrument than the person carries during your existence; a valuable acquisition that will never be able to be removed and it makes possible to be in condition of equality not importing the social class, therefore, we should struggle for the indiscriminate access of this potential, valuing the ones that already conquered him so that they serve as example for the others.

It was already inserted in our school curriculum the discipline "Moral and Civic" Education, gone back to relative subjects to the society, as the concern in demonstrating the benefits of the patriotism, of the improvement of the character, of the exercise of the solidarity, of the morals, of the very common and of the dedication to the family, demonstrating the damages that the addictions provoke in the life of each one and in the society in general.

In a mistaken way the discipline was extinguished of the school curriculum, when many critical they started to see her as a training form the people, when actually, the main objective was from the incentive to the reflection of the thought in benefit to the ethical values and you live. That discipline was an important partner of the family for the formation and information, which are born in the breast of the family and they go being cut along our lives.

Um comentário:

  1. Muito interessante este artigo. Ele faz uma reflexão sobre a verdadeira situação do cidadão participativo, ao mesmo tempo que o incentiva a ter uma postura centrada no real conceito de democracia.
    Sobre a disciplina de Moral e Cívica, também considero de grande importância seu retorno na grade curricular das escolas de Educação Básica. Sugeri certa vez que fosse substituída pela disciplina Religião, que tem sido motivo de muita polêmica entre professores e pais de alunos.

    ResponderExcluir